
Nesta página podem ser encontradas medidas preventivas para a formação de cálculos renais, cistite (infecção urinária), além de instruções para coleta de exames complementares em nefrologia.
Pedras nos rins.
Boatos e verdades.
A formação de pedras nos rins tem o nome técnico de Litíase Renal. A Litíase renal (LR) acomete 5 a 10% da população brasileira segundo dados do Ministério da Saúde.
Os avanços tecnológicos na área médica permitem que nos dias de hoje o número de cirurgias renais seja cada vez menor, pois além dos métodos de implosão das pedras por ondas mecânicas (litotripsia) sabe-se que a prevenção da formação já é possível.
Medidas preventivas gerais incluem dietas e uma ingestão abundante de líquidos. Contudo, vários ditos populares e conselhos médicos que há alguns anos se consideravam adequados caíram em desuso, porque podem aumentar o risco para a formação de novas pedras bem como o aparecimento de outras doenças. Um exemplo bem interessante é a dieta de privação de cálcio. Neste caso, o paciente vai manter a formação de pedras nos rins, além de secundariamente a perda de cálcio renal mais o baixo consumo dietético, poder levar a Osteopenia ou Osteoporose, independente da idade ou sexo.
A verdade é que as medidas preventivas devem ser individualizadas após uma investigação metabólica que consta de exames na urina e no sangue. Os pacientes mais jovens e os que têm história familiar confirmada têm uma possibilidade maior de apresentarem distúrbios metabólicos, enquanto que na idade adulta aumenta a influência do ambiente e da dieta.
Medidas preventivas para Litíase Renal
(pedras nos rins).
Ingerir líquidos (principalmente água sem gás), ao longo do dia, em quantidade suficiente para urinar em torno de 2,5 litros/dia.
Comer frutas e verduras frescas diariamente.
Evitar o sal.
Evitar o excesso de proteínas (carnes em geral).
Reduzir a ingestão de bebidas gasosas.
Não fazer dietas de restrição de alimentos devido à litíase sem que se tenha investigação prévia e orientação por parte do especialista.
Medidas preventivas para Infecção do Trato Urinário ( CISTITE ).
Urinar sempre que houver vontade, não prender a urina por longos períodos.
Lavar-se apenas durante os banhos ou quando evacuar.
Ingerir pelo menos 2 litros de líquidos durante o dia.
Nunca utilizar bidês com fluxo de água para cima. Banhos de acento, quando necessários, somente após o banho tradicional para higiene prévia da região perineal.
Dar preferência às calcinhas de algodão nas cores branca ou creme.
Evitar longos períodos com calças jeans muito justas.
Tentar urinar até 2 horas após ter relação sexual.
Ao surgir sinais de corrimento vaginal, procurar o ginecologista.