Página Inicial
Tratamentos
Tratamento substitutivo
Contato
Âmbito de Atividades
Links interessantes
Quem somos


Nesta página podem ser encontradas medidas preventivas para a formação de cálculos renais, cistite (infecção urinária), além de instruções para coleta de exames complementares em nefrologia.

Pedras nos rins. Boatos e verdades.

A formação de pedras nos rins tem o nome técnico de Litíase Renal. A Litíase renal (LR) acomete 5 a 10% da população brasileira segundo dados do Ministério da Saúde.

Os avanços tecnológicos na área médica permitem que nos dias de hoje o número de cirurgias renais seja cada vez menor, pois além dos métodos de implosão das pedras por ondas mecânicas (litotripsia) sabe-se que a prevenção da formação já é possível.

Medidas preventivas gerais incluem dietas e uma ingestão abundante de líquidos. Contudo, vários ditos populares e conselhos médicos que há alguns anos se consideravam adequados caíram em desuso, porque podem aumentar o risco para a formação de novas pedras bem como o aparecimento de outras doenças. Um exemplo bem interessante é a dieta de privação de cálcio. Neste caso, o paciente vai manter a formação de pedras nos rins, além de secundariamente a perda de cálcio renal mais o baixo consumo dietético, poder levar a Osteopenia ou Osteoporose, independente da idade ou sexo.

A verdade é que as medidas preventivas devem ser individualizadas após uma investigação metabólica que consta de exames na urina e no sangue. Os pacientes mais jovens e os que têm história familiar confirmada têm uma possibilidade maior de apresentarem distúrbios metabólicos, enquanto que na idade adulta aumenta a influência do ambiente e da dieta.

     Profa. Dra. Elizabete Campos Pinheiro
   RIMCLIN - Departamento de Litíase Renal
______________________________________________


Medidas preventivas para Litíase Renal (pedras nos rins).
Ingerir líquidos (principalmente água sem gás), ao longo do dia, em quantidade suficiente para urinar em torno de 2,5 litros/dia.
Comer frutas e verduras frescas diariamente.
Evitar o sal.
Evitar o excesso de proteínas (carnes em geral).
Reduzir a ingestão de bebidas gasosas.
Não fazer dietas de restrição de alimentos devido à litíase sem que se tenha investigação prévia e orientação por parte do especialista.

                        _______________________________________________________

Medidas preventivas para Infecção do Trato Urinário ( CISTITE ).
Urinar sempre que houver vontade, não prender a urina por longos períodos.
Lavar-se apenas durante os banhos ou quando evacuar.
Ingerir pelo menos 2 litros de líquidos durante o dia.
Nunca utilizar bidês com fluxo de água  para cima. Banhos de acento, quando necessários, somente após o banho tradicional para higiene prévia da região perineal.
Dar preferência às calcinhas de algodão nas cores branca ou creme.
Evitar longos períodos com calças jeans muito justas.
Tentar urinar até 2 horas após ter relação sexual.
Ao surgir sinais de corrimento vaginal, procurar o ginecologista.

_______________________________________________________

Instruções para  CULTURA DE URINA  e  EAS.
Colher preferencialmente a primeira urina da manhã. Utilizar frasco esterelizado, normalmente fornecido pelo laboratório.  
1- Lavar-se com água e sabão (Soapex, Glicerina, Côco).
2- Enxaguar-se abundantemente com água corrente, sempre de cima para baixo, como no chuveiro.
3- Secar-se com toalha previamente lavada e passada.
4- Abrir o frasco.
5- Desprezar o primeiro jato de urina.
6- Colher o jato do meio. Não é necessário encher o frasco. No caso das mulheres evitar se possível que a urina entre em contato com os pêlos.
7- Desprezar o jato final.
8- Fechar imediatamente o frasco de modo que não haja vazamento.
9- Levar a urina para o laboratório em seguida. Se o tempo de transporte for maior do que 30 minutos, a embalagem deve conter gêlo para conservação.

________________________________________________________________

Instruções para coleta de URINA DE 24 HORAS.
A coleta deverá ser iniciada no dia anterior ao previsto para ir ao laboratório.
Exemplo: O dia marcado para ir ao laboratório é 2a feira, então o início da coleta será no Domingo pela manhã.
O dia deve ser rotineiro, sem excessos para não mascarar os resultados. Não fazer restrições nem dietas por ordem do laboratório.
1o - Esvaziar completamente a bexiga aproximadamente às 7:00h. Esta urina será desprezada no sanitário e a hora  anotada. Exemplos: 6:50 ,  7:10h......
A seguir toda a urina deverá ser armazenada em garrafas de água mineral sem gás e guardadas na geladeira. A atenção deve ser redobrada por ocasião do banho e da evacuação. Nenhuma urina pode ser desprezada. Caso aconteça, deverá ser programada outra data, uma vez que todos os resultados ficarão subestimados.
A hora para a última urina deverá ser semelhante a 1a urina anotada. Exemplos: 6:50 ,  7:10h....... Esta urina encerra a coleta. 
OBS: 1-O sangue deverá ser colhido, em jejum, no momento da entrega da urina de 24 horas no laboratório. Somente assim os resultados e os cálculos poderão ser conclusivos. 
        2 - Dieta conforme orientação feita pelo médico assistente.

______________________________________________________________